TTL vs CMOS
TTL versus CMOS:
Estudo comparativo
27/08/2014
RESUMO
Este artigo aborda duas importantes famílias de circuitos integrados ou CI´s, são as famílias TTL e CMOS, falaremos um pouco da história de cada uma delas, suas características, vantagens, desvantagens e ainda algumas de suas aplicações. Por meio de um estudo comparativo, conhecendo assim também a importância destes dispositivos para o mundo do processamento de informação.
INTRODUÇÃO
Desde os mais remotos tempos a humanidade busca tornar mais fácil suas atividades diárias favorecendo assim a sua sobrevivência.
Encontramos essa virtude humana nos tempos atuais, onde a demanda é por processamento de dados e de sinais digitais, na evolução de pequenos dispositivos responsáveis pelo controle e processamento de toda essa informação conhecidos por circuitos integrados ou apenas CI`s.
A família de CI´s TTL recebe este nome por causa do termo transistor-transistor-logical que faz alusão o mecanismo lógico responsável pela tomada de decisões baseado nas informações de entrada do transistor.
Com aproximadamente cinco décadas desde o lançamento da primeira família TTL padrão, estes CI´s eram muito eficientes com grande aplicabilidade, foram usados na maioria dos dispositivos lógicos. Novas gerações traziam melhorias no que se referia a desempenho, redução de espaço físico, velocidade na transmissão de sinais, níveis de integração*, consumo de energia, dissipação de calor entre outras características eram alvo de pesquisa e melhorias sucessivas.
Os CI´s de tecnologia TTL foram substituídos onde se pôde pelos CI´s de tecnologia CMOS, terminologia que faz referência ao conceito complementary metal oxide semiconductor ou semicondutor metal-óxido complementar, micro-estrutura de silício responsável pela função lógica do dispositivo. Estas micro-estruturas muitas vezes menores e com capacidade lógica maior do que os antigos transistores TTL,