O Que Prestar Socorro
Um conceito que deixa a maioria das pessoas confusas, é o ue exatamente significa prestar socorro. Não socorrer é deixar a vítima de acidente sem nenhum tipo de auxílio, ou seja, quando alguém apenas liga para chamar o atendimento médico, já está socorrendo a vítima.
Dessa forma, o que se configura como Omissão de Socorro é não prestar nenhum tipo de auxílio a vítima do acidente. Vale ressaltar também que as pessoas que se omitem a prestar socorro, mesmo que não tenham causado o acidente em questão, estão cometendo o crime de prestação de socorro.
Os primeiros socorros podem ser a diferença entre uma pessoa que sobrevive a um acidente e outra que não. A primeira coisa a se fazer é chamar um atendimento médico, porém, existem algumas atitudes que podem ser de grande valia. Confira abaixo quais são as providências em alguns casos específicos.
Primeiros Socorros – Parada Respiratória
Quando uma pessoa tem uma parada respiratória precisa que a sua respiração seja restabelecida imediatamente para garantir que ela irá sobreviver.
Como Saber que Houve Parada Respiratória
Nessas situações, o peito da pessoa para de se mexer e o seu rosto, assim como as suas unhas, vão ficando em um tom de azul. Os lábios também podem ficar azulados.
O Que Fazer
O Que Fazer
É necessário que seja realizada a respiração de socorro.
Como Agir
Comece afrouxando as roupas da vítima. Garanta que a garganta, cintura e peito estejam livres para que a pessoa possa respirar. Faça a desobstrução das vias aéreas que são boca e garganta, no caso de ser esse o motivo da parada. Vire a cabeça da vítima de forma que faça um ângulo de 90° com o chão.
Abra a boca da pessoa e comece a fazer a respiração boca a boca. O ritmo deve ser de 15 respirações por minuto. Fique atento, pois pode ser necessário recomeçar o processo de socorro a qualquer momento.
Como Saber que Houve Parada Cardíaca
A vítima que está passando por uma parada cardíaca, apresentará sintomas como ausência de pulso