esqueleto
O esqueleto pode ser dividido em esqueleto axial e esqueleto apendicular. O esqueleto axial é aquele composto pelos ossos do crânio e da face, da coluna vertebral (composta pelas vertebras, sacro e cóccix), costela e osso esterno. O apendicular é o formado pelos membros superiores e inferiores. O ponto de ligação entre ambos esqueletos é feito pelos cíngulos do membro superior e inferior
O esqueleto axial, diferentemente do apendicular, está muito mais envolvido com a proteção do que com o movimento. Ele é quem protege o sistema nervoso central e também órgãos importantíssimos como o coração e o pulmão.
União do esqueleto axial e apendicular
CINTURAS: São os Ossos que fazem a Conexão do Esqueleto Apendicular com o Esqueleto Axial.
CINTURA ESCAPULAR: Faz a Conexão dos Membros Superiores com o Esqueleto Axial:
PRINCIPAIS OSSOS: ESCÁPULA E CLAVÍCULA
VISTA DE COSTAS - ESCÁPULA E CLAVÍCULA
CINTURA PÉLVICA - Formado pelos ossos do Quadril.
PRINCIPAIS OSSOS: PELVE
Uma importante diferença do esqueleto axial e do apendicular, é que os ossos do esqueleto axial são predominantemente planos e irregulares, e isso auxilia para a sua função de estabilidade e proteção. Já os ossos do esqueleto apendicular são predominantemente longos, e isso é coerente com sua principal função de movimentos de grande amplitudes.
Tratam-se de procedimentos de emergência, os quais devem ser aplicados a vítimas de acidentes, mal súbito ou em perigo de vida, com o intuito de manter sinais vitais, procurando evitar o agravamento do quadro no qual a pessoa se encontra. É uma ação individual ou coletiva, dentro de suas devidas limitações em auxílio ao próximo, até que o socorro avançado esteja no local para prestar uma assistência mais minuciosa e definitiva.
O socorro deverá ser prestado sempre que a vítima não tiver condições de cuidar de si própria, recebendo um primeiro atendimento e logo acionando-se o atendimento especializado, o qual encontra-se