Primeiros Socorros
Esse trabalho é uma pesquisa sobre algumas noções básicas de como devemos agir em situações de emergência e prestar os primeiros socorros em vítimas que sofreram algum acidente.
Tentarei de forma clara e concisa explicar através de pequenos textos e algumas imagens quais são os procedimentos corretos na hora de tentar salvar uma vida para que o socorrista não venha a prejudicar a sua própria.
Dessa forma espero poder aumentar os meus conhecimentos sobre o assunto afim de que isto poderá me servir em algum momento de minha vida.
Primeiros Socorros
Tratam-se de procedimentos de emergência, os quais devem ser aplicados a vítimas de acidentes, mal súbito ou em perigo de vida, com o intuito de manter sinais vitais, procurando evitar o agravamento do quadro no qual a pessoa se encontra. É uma ação individual ou coletiva, dentro de suas devidas limitações em auxílio ao próximo, até que o socorro avançado esteja no local para prestar uma assistência mais minuciosa e definitiva.
O socorro deverá ser prestado sempre que a vítima não tiver condições de cuidar de si própria, recebendo um primeiro atendimento e logo acionando-se o atendimento especializado das entidades públicas competentes (órgãos de saúde – SAMU / 192, Corpo de Bombeiro / 193 e, se for o caso, a Polícia / 190), o qual encontra-se presente na maioria das cidades e rodovias principais, e chega ao local do fato em poucos minutos.
O profissional em atendimento de emergência é denominado de Socorrista, este possui formação e equipamentos especiais, assim como os Paramédicos, e uma pessoa que realiza um curso básico de Primeiros Socorros é chamado de Atendente de emergência.
Tipos de acidentes
Para cada caso existe uma atitude, e um socorro diferente, veja à seguir alguns exemplos que exigem primeiros socorros:
Choque elétrico:
- Antes de ajudar a vítima, corte a corrente elétrica;
- Se não for