Primeiros Socorros
Podemos nos confrontarmos com situações de emergência que exigem uma intervenção imediata e crítica. Muitas vezes não nos sentimos preparados para actuar, por não sabermos como proceder ou por desconhecemos a necessidade de o fazer. Podemos ser os únicos no local da ocorrência, é importante estarmos preparados para actuar rapidamente, até à chegada dos meios de socorro.
Pode ser a vida de um familiar, de um amigo ou colega que está em risco. Os primeiros socorros são a resposta rápida e inicial a uma emergência médica, através da aplicação de técnicas para reduzir a gravidade da situação, melhorando as hipóteses de sobrevivência de uma vítima e diminuindo o seu grau de sofrimento.
Aumenta-se assim a possibilidade de recuperação e conservação da sua qualidade de vida
O presente trabalho tem o objetivo de orientar sobre os procedimentos de primeiros socorros sobre amputação, choque epilético e lesão na cabeça, para isso utilizaremos reportagens, slides, e vídeos sobre o tema.
2. DEFINIÇÃO PROMEIROS SOCORROS
São os cuidados prestados a uma vítima de mal súbito ou acidente até que a ajuda especializada esteja disponível para fornecer assistência definitiva.
Em outras palavras, é o atendimento imediato sem os recursos disponíveis para o suporte avançado à vida.
3. A IMPORTÂNCIA DOS PRIMEIROS SOCORROS
O fundamental é saber que, em situações de emergência, deve-se manter a calma e ter em mente que a prestação de primeiros socorros não exclui a importância de um atendimento especializado. Além disso, certifique-se de que há condições seguras o bastante para a prestação do socorro sem riscos para você. Não se esqueça que um atendimento de emergência mal feito pode comprometer ainda mais a saúde da vítima.
4. OBJETIVOS
Os objetivos principais da prática de Primeiros Socorros são:
• Evitar o agravamento do quadro médico da vítima;
• Preservar a vida;
• Reduzir a ansiedade e o estresse da