EXERC CIO AVALIATIVO
A Força de Lorentz é a superposição da força elétrica, proveniente de um elétrico, com a força magnética, devida a um campo magnético , que atuam sobre uma partícula carregada eletricamente se movendo no espaço. Dado pela expressão:
Se V = 0 a partícula estará somente sob influência do campo elétrico, logo para E = 0 a partícula estará somente sob influência do campo magnético, logo
. Para um sistema que possua uma grande quantidade de partículas em movimento a força pode ser descrita em função da densidade da carga r=
Para um sistema puramente magnético e onde, temos
Podemos usar a regra da mão direita para definir o sentido da força magnética em relação ao campo magnético.
A maioria dos dispositivos de conversão eletromecânica é construída com estruturas rígidas indeformáveis no qual o desempenho de um dispositivo é determinado pela força líquida, ou conjugado, que a tua sobre o componente móvel. Um exemplo disso é que junto a estrutura do rotor existem campos magnéticos, polos magnéticos Norte e Sul, produzido geralmente por bobinas, logo esses polos variam de acordo com a frequência da rede ou do mecanismo usado, no caso do inversor, onde e que esses polos produzem uma força na qual o rotor tende a girara para acompanhar o campo. No caso dos geradores o que o ocorre é o inverso na qual o rotor gira fazendo com que ocorra uma mudança nos polos gerando uma d.d.p.
Para calcular as forças líquidas usaremos o a técnica do método da energia e baseia-se no princípio da conservação de energia.
A interação entre os terminais elétricos e mecânico, ou seja, a conversão eletromecânica de energia ocorre no meio que é a energia magnética armazenada. Logo a energia armazenada no campo magnético W é igual a potência produzida pela energia elétrica menos a potência mecânica da saída (produto da força e a velocidade mecânica).
Balanço Energético
Continuando com o princípio da conservação de energia podemos fazer então de maneira genérica, o