Apresenta O1
Arturo Soria y Mata, engenheiro espanhol especializado em trabalhos públicos, ocupou diversos cargos na administração da cidade Madri e desenvolveu a primeira linha de Tramways para a cidade em 1875 – sistema de linhas de transporte público comum e elevado e subterrâneo.
Publicou artgos no jornal “El Progresso”, abordando a questão dos problemas urbanos municipais. A proposta da cidade linear aparece pela primeira vez num desses artgos.
O pensamento - A idéia da Cidade Linear de Sorio Y Mata basea-se na expansão das cidades sobre território rural. Sorio y
Mata critca o congestonamento dos centros tradicionais com traçado radioconcêntrico. Seu pensamento racionalista aborda que o maior problema dos grandes centros está associado ao congestonamento das áreas centrais, ao fluxo e ao tráfego urbano. O plano para a cidade linear – O plano desenvolveu um novo desenho urbano baseado na ruptura com o modelo de cidade convencional. A ideia central era a de propor uma cidade que se desenvolvesse ao longo de uma só via, com grande largura e comprimento que fosse necessário. Esta faixa funcionaria como artéria principal e a cidade ao longo dela receberia áreas arborizadas, margeada por duas faixas de terrenos urbanos. O eixo central seria percorrido por sistema de transporte férreo.
A cidade de Arture Sorio y Mata - A cidade idealizada por Sorio y Mata só é viável a partr do momento da implantação de um sistema público de transporte mecânico eficiente. Seu crescimento deve ser ilimitado, seguindo linearmente. A concepção se baseia principalmente, na ideia de combater o problema do congestonamento da região central das cidades – para ele, a forma ideal é a linear, que possibilita, a redução do tempo gasto com o deslocamento, pois proporciona melhor distribuição dos serviços, locais de trabalho, áreas residenciais e etc, ao longo da faixa linear, evitando assim, o deslocamento maciço da população para um único local nos horários de trabalho (os de maior pico).