O Que Feedback
Primeiro temos que saber o significado desta palavra em inglês. Feedback então significa retroalimentação. É algo que pode ser visto como auto avaliação ou avaliação de um funcionário. Ou seja, toda a informação que recebemos do ambiente de trabalho: de chefes, colaboradores e colegas que podem servir como mecanismo de correção de nossa rota.
Um bom exemplo disso é quem trabalha em Call Center, onde após atender diversos clientes, no final do mês o gestor o chama para o Feedback, onde avalia um ou mais atendimentos feitos e gravados pelo colaborador, aplica uma nota ao feedback, aponta aspectos positivos e negativos, o que precisa ser melhorado etc. É uma ferramenta que o supervisor pode usar para avaliar seu funcionário.
Por outro lado o feedback também é uma ferramenta que também é usada pelo colaborador para descrever as áreas da empresa que precisam ser melhorados, onde a empresa está falhando, tanto no sistema , enfim comentar o que é bom e o que precisa ser melhorado.
Cabe a cada pessoa da organização a responsabilidade pelo seu autodesenvolvimento.
Para que serve o Feedback? Qual a utilidade?
Primeiramente porque as pessoas precisam saber o que seus chefes pensam delas. Segundo porque é um FATOR DETERMINANTE DE RESULTADO. E a compreensão de feedback é essencial pelo desenvolvimento profissional, para a melhoria dos processos e resultados organizacionais. Sendo assim, o colaborar cresce e estará mais apto e com mais chances de realizar os objetivos propostos pela organização. Serve para um bom líder saber ouvir seus funcionários, serve para os funcionários saberem ouvirem seus lideres. O feedback vai servir como um medidor de grau de aceitação e melhorias, pois atinge os objetivos de forma mais clara. Sua utilidade é uma resposta dada relacionada com um fato ocorrido ou que possivelmente irá ocorrer.
E para o gestor, o feedback fornecidos pelos seus subordinados é de extrema relevância para o seu próprio desenvolvimento profissional.