Funções Inorgânicas
Para facilitar o estudo dos compostos inorgânicos, criaram-se as funções inorgânicas, ou seja, grupos de famílias de compostos com características e propriedades semelhantes. Na Química Inorgânica as funções são quatro: ácidos, bases, sais e óxidos.
São encontradas em nosso cotidiano e também em nosso organismo. Por exemplo: o ácido clorídrico é um dos constituintes do suco gástrico, encontrado no estômago, a soda cáustica tem uso doméstico para desentupir pias e utilizado para fabricar o sabão, o sal de cozinha é constituído pelo cloreto de sódio usado na culinária. Sendo assim, com o passar do tempo e com a descoberta de milhares de substâncias inorgânicas, os cientistas começaram a observar que alguns desses compostos podiam ser agrupados em famílias com propriedades semelhantes. Esses grupos são chamados de funções, que estão citados abaixo.
Ácidos:
Em nosso cotidiano, muitas vezes ouvimos falar sobre ácidos. O limão e o vinagre que utilizamos para temperar saladas, são exemplos de ácidos. Além disso, o suco gástrico presente em nosso estômago possui ácido clorídrico, que auxilia na digestão de alguns alimentos. Os ácidos apresentam algumas particularidades que, juntas, caracterizam essa função: geralmente apresentam sabor azedo, são bons condutores de corrente elétrica quando diluídos, quase todos solúveis em água, podem ser neutralizados na presença de uma base.
São compostos covalentes que reagem com água (sofrem ionização), formando soluções que apresentam como único cátion o hidrônio, H3O1+ (ou, conforme o conceito original e que permanece até hoje para fins didáticos, o cátion H1+).
Exemplos:
H2SO4 → H3O1+ + HSO4- ou H2SO4 → H1+ + HSO4-
HCl → H3O1+ + Cl1- ou HCl → H1+ + Cl1-
1.1 Ácidos principais: Ácido Sulfúrico (H2SO4), Ácido Fluorídrico (HF), Ácido Clorídrico (HCl), Ácido Cianídrico (HCN), Ácido Carbônico (H2CO3), Ácido fosfórico (H3PO4), Ácido Acético (H3CCOOH) e Ácido Nítrico (HNO3).