O QUE ANTROPOLOGIA
A antropologia é uma ciência integradora que estuda o homem no âmbito da sociedade e da cultura a que pertence, combinando perspectivas das ciências naturais, sociais e humanas.
ANTROPOLOGIA CULTURAL investiga as culturas no tempo e espaço, envolvendo os costumes, mitos, valores, crenças, rituais, religião, língua.
ANTROPOLOGIA FISICA estuda os aspectos genéticos e biológicos do homem é a parte da Teologia que estuda a realidade do ser humano sob o ponto de vista da teologia
CRIACIONISMO
O criacionismo consiste na crença que o universo e a vida surgiram por um ato de vontade de um ser criador, sem o concurso de qualquer matéria preexistente. Diferentes culturas apresentam versões diversas para a criação. Do ponto de vista da cristianismo e judaismo é uma tese religiosa que afirma que os primeiros humanos foram Adão e Eva. O criacionismo não se sustenta à luz das ciências e só encontra defesa no obscurantismo.
EVOLUCIONISMO
O evolucionismo sustenta-se nas teoria da evolução das espécies de Charles Darwin e em descobertas posteriores que deram vida à Genética, defendendo que a vida surgiu de forma simples no há aproximadamente 3,5 bilhões de anos e através de modificações alcançou a diversidade que existe na atualidade. As moléculas de DNA presentes em todas as formas superiores de vida é uma comprovação irrefutável da sua lógica.
TEORIA LAMARCK E DARWIN
A teoria de Lamarck diz que um organismo adquire uma característica para se adaptar ao meio e transmite essa característica para a sua geração. Ele apoiava-se na sua observação de que as girafas costumam ter pescoço de comprimento igual à altura das árvores da região. A sua teoria é de que sucessivas gerações de girafas foram esticando o seu pescoço até alcançar o galho. Cada geração herdava dos seus pais a informação da altura das árvores de alguma forma. Assim as espécies evoluem de maneira a adaptar-se ao meio.
Já Darwin, com seu maravilhoso trabalho de análise de pássaros nas ilhas