Estudo de Caso Agressao Mulher Delegacia
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Carlos Alberto Schenato Junior – 201404240136
ESTUDO DE CASO:
O combate à violência contra a mulher: a luta entre antigos valores e novos padrões de políticas públicas
Belém/PA
2014
1-INTRODUÇÃO
A ética tem como objetivo a elaboração de uma teoria crítica sobre a conduta humana no contexto das sociedades e a análise do conjunto das condições necessárias para que uma experiência moral qualquer possa ocorrer. No âmbito profissional é um conjunto de normas de conduta que devem ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.
Estas normas devem reger o comportamento, pois uma liberdade absoluta, não dirigida por norma alguma, é necessariamente amoral. Para que determinado ato dentro da profissão possa ser avaliado do ponto de vista da ética, esse deve ser livre, consciente e orientado por alguma norma.
Em cima desses pressupostos, é possível avaliar que existe divergência entre opiniões dos agentes da Delegacia, neste caso, quanto ao que a legislação brasileira determina em relação aos casos de violência contra a mulher. Pode-se dizer, portanto, que as normas e a legislação não estão claramente reconhecidas por todos os agentes, o que impede a eficiência do trabalho, ou seja, o desempenho é afetado pela falta de conhecimento das leis, e a punição na falta das atividades previstas pode não ter a eficácia necessária.
Outra análise da situação administrativa na Delegacia pode apontar que o número de funcionários e suas qualificações podem não ser necessários para a solução da problemática dos casos de violência a mulher. Seus funcionários desempenham, como mencionado, ótimo serviço no combate a quadrilhas e crimes relacionados, porém destratam outros crimes, considerados pelos agentes, como de menor importância.
Como colocado por um dos agentes em protesto a reclamação de seus atendimentos, o espaço na Delegacia de Polícia comum