O professor e a sua forma de ensinar
PEDAGOGIA
Eixo temático: o professor e a sua forma de ensinar
Teresópolis
2012
Eixo temático: o professor e a sua forma de ensinar
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Michele Caroline Delefrati Barriviera.
Tutor(a) de sala:Rose Mary de Souza B. Cordeiro
Teresópolis
2012
Introdução
Este trabalho trata da relação entre o método tradicional e o método histórico critico, e trazendo a reflexão sobre o método de ensino utilizado em salas de aula, e o questionamento do professor sobre a forma de ensinar.
Nesta proposta a figura central é o professor, que é o dono do saber, ele é encarregado de transmitir o conhecimento ao educando. O aluno por sua vez é o receptor, onde a sua função é assimilar o conteúdo transmitido. É um método de ensino focado na memorização por meios de exercícios, as aulas são expositivas. A avaliação se mede pela quantidade de informação absorvida.
O ensino da década de 40 era considerado tradicional. Tendo como principais características: O professor sendo o único transmissor, e o aluno o receptor da informação, sem haver o diálogo entre ambos, causando a repressão dos alunos. Salas de aula com muitas crianças, todas dispostas em suas carteiras, em silêncio, e sem expressar as suas opiniões, o único artifício utilizado para apresentação da matéria, era o quadro negro, que seguia o plano de aula do livro didático. As provas deveriam ser respondidas com as mesmas palavras do livro didático, do contrario eram consideradas errado. A proposta da didática para a pedagogia histórico-crítica é uma alternativa de ação docente-discente na qual o professor não trabalha pelo aluno, mas com