Pedagogia da autonomia
Pedagogia da autonomia do professor Paulo freire relata proposta de pratica pedagógicas necessária a educação como forma de proporcionar a autonomia de ser dos educandos respeitando a sua cultura, seu conhecimento empírico e sua maneira de entender o mundo que o cerca.
Paulo Freire relatou na abordagem deste livro o que foi sua grande preocupação ao longo de sua vida como educador . Essa obra é uma mistura de pensamentos defendidos em seus outros livros, que visam a integração do ser humano e a constante procura de novas técnicas.
Como aspecto principal de sua abordagem pedagógica, constata “formar” é muito mais que treinar o educando no desempenho das tarefas; chama a atenção dos educadores formados ou em formação a responsabilidade ética, estimulando os alunos e formandos a expor suas próprias conclusões.
Destaca valores como simplicidade, humanitarismo, esperança e bom senso: aspecto distante da sociedade atual, onde o capitalismo impera conduzindo as massas ao consumismo desenfreado e a alienação coletiva pelos meios de comunicação.
Propõe uma humanização do professor enquanto mentor e guia no processo educativo social, concientizando-os educandos de todas as camadas sociais, sobre tudo as de baixa renda, das manipulações políticas que as mantém sob seu jugo.
Está obra se faz imprescindível á condução do corpo discente em prol de uma sociedade mais justa e de valores igualitários, na formação crítica de professores que ,além de educar, estarão conscientizando e orientando os futuros cidadões.
2 Capítulo 1 Não há docência sem decência
Paulo freire deixa claro que embora seja de seu interesse considera neste livro que parecem ser indispensáveis á pratica docente de educadores ou educadoras críticos, progressista alguns deles são