O processo de negociação e as variáveis básicas da negociação
O processo de negociação esta muito ligado a questões empresariais, mas esta presente também em boa parte de nossas vidas, em discussões pessoais, em relacionamentos, etc., onde houver divergência de opiniões haverá negociação, seja para influenciar na opinião da outra parte, ou para obter vantagem no que esta sendo negociado. Negociar tornou-se parte determinante para uma vida profissional, e até mesmo pessoal, bem sucedida.
Numa negociação as partes envolvidas, buscaram sempre alcançar benefícios duradouros e contínuos, assim a relação entre as partes será prolongada, e utilizada em negociações futuras.
O processo de negociação é visto como um sistema de entradas e saídas, onde duas ou mais partes tem interesses comuns. Um bom negociador saberá se destacar no ambiente em que esta, mostrando claramente seus objetivos, identificando as vantagens do negocio e administrando o processo todo, tendo tudo planejado e controlado. A competitividade faz com as partes envolvidas, criem estratégias, respostas rápidas e novidades. Cada parte da negociação tem visões diferentes sobre o mesmo assunto, discutir e resolver essas diferenças é muito importante para a continuidade desse processo. Se o individuo conhecer bem a outra parte, como a cultura, a forma de criação, a ética, etc., não cometera erros em relação aos valores pessoais da pessoa. Os envolvidos devem deixar seus interesses sempre expostos, e jamais apresentar meias verdades.
Informação, tempo e poder são as variáveis básicas, que estão presentes em todo processo de negociação. A informação é todo conhecimento apresentado sobre o que esta sendo discutido, com quem, e quais os objetivos da discussão, tendo o controle da informação que recebe para não cometer erros desnecessários. A troca de informação permite que os lados envolvidos façam novas avaliações e até mudem de posição no negocio.
A variável tempo pode ser decisiva no resultado final, é