Hagen daz diagnostico de marketing
Este trabalho foi desenvolvido durante o terceiro período do curso de Comunicação Social, para a disciplina Marketing Estratégico, visando aprimorar e colocar em prática os conteúdos lecionados em sala de aula. O objetivo é analisar a empresa de sorvetes da categoria Premium Häagen-Dazs. Abordaremos, a partir daí, a história, a trajetória e a participação de mercado da marca. Além disso, pontuaremos informações sobre a produção, o perfil do público-alvo, o seu processo de decisão de compra, a imagem da marca perante os clientes, entre outros.
Iremos catalogar o mix de produtos oferecidos pela Häagen-Dazs, destacando também os serviços agregados, as estratégias de preço, de distribuição e os esforços de comunicação, comparando com as principais concorrentes da empresa no Brasil.
Começaremos com a análise externa, depois daremos continuidade ao trabalho com a análise interna, para, por fim, organizar o diagnóstico. Dessa forma, analisaremos o macroambiente no qual a empresa está inserida, o ambiente interno e a estrutura da mesma, pontos fortes e fracos, fornecedores, consumidores e concorrência, além dos pontos críticos para diferenciação e sucesso da marca. Por fim, tendo por base as informações coletadas e analisadas, utilizaremos as principais ferramentas de marketing para buscar uma melhor análise conclusiva da situação competitiva da empresa Häagen-Dazs, baseado no diagnóstico elaborado ao longo do projeto.
2. ANÁLISE EXTERNA
2.1 MACROAMBIENTE:
* Cultural:
No Brasil, o mercado de sorvetes sofre com a sazonalidade, já que nos meses frios a demanda é reduzida pela metade. No entanto, pode-se afirmar que essa tendência se deve mais aos fatores culturais do que aos climáticos, tendo em vista que em outros lugares do mundo como, por exemplo, na Europa, não existe praticamente queda do consumo durante o ano. Sendo assim, consumir esse