O processo de interação
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
A vida humana é um processo contínuo de comunicação. Aprimorar nossa capacidade comunicativa é uma forma de ampliar o nosso relacionamento com o mundo, tornando-nos aptos a compreender melhor a realidade a fim de poder transformá-la. E, como vemos, a língua portuguesa é um elemento fundamental desse intercâmbio de experiências e indagações humanas.
INTERAÇÃO
Não existe comunicação sem interação. Não podemos afirmar que estamos comunicando algo, se o receptor não recebeu nossa mensagem e não compreendeu o que queríamos transmitir, pois cada um continuou em seu lugar, fechado em seu papel, sem interagir com o outro. É necessário que a comunicação se realize em suas vias, permitindo o livre fluxo da mensagem, sua recepção com clareza e um feedback que possibilite um controle de sua eficiência e, se necessário, um ajuste para que ela se torne mais efetiva.
Na medida em que as palavras, os gestos, todos os símbolos que utilizamos desvendam a verdadeira natureza das coisas e de nós mesmos, podemos dizer que existe “comunicação”, ou seja, uma partilha que faz com que exista não uma união, mas uma unidade. O grau de comunicação, a partilha, o diálogo, a troca de informações e dúvidas constituem uma medida de comunidade de idéias. Aquilo que partilhamos não deve ser encarado como sendo nossa posse individual, pois o homem não nasceu em isolamento, principalmente, não vive em isolamento.
Comunicando-se consigo mesmo ou com os seres e a natureza que o cercam, o homem está em constante evolução, buscando sempre um novo caminho, novas idéias, crescendo e fazendo crescer, vivendo e fazendo viver.
TREINAMENTO EM COMUNICAÇÃO
Uma boa comunicação requer da pessoa:
a) Aprender a melhorar a sua transmissão, isto é, que ela deixe claro o que deve ser transmitido a outra pessoa, por palavras e idéias, sendo coerente em suas expressões não-verbais.
b) Aprender a aperfeiçoar sua própria recepção; o que ela ouve,