INTERAÇÃO DA CRIANÇA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM
INTERAÇÃO DA CRIANÇA NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM
Aluno(s):
AILTON DE CARVALHO ALVES – RA 1309239
CARMEMLIMA DIAS – RA 1324657
MARIZETE GOMES DA SILVA – RA 1327327
JOSÉ RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR – RA 1327374
POLO BRUMADO-BA
CURSO- PEDAGOGIA
2014
Conhecer como as crianças aprendem é um desafio que tem motivado especialistas, filósofos, psicólogos, e outros, pois, é sabido que a criança é um ser pensante, que ela passa por fases de aprendizagem que devem ser conhecidas e respeitadas pelos educadores, sobretudo, aqueles que irão acompanhar diretamente esse grupo tão hiperativo.
Quando o educador reconhece que seus alunos, mesmo aqueles pequeninos, que chegaram à escola pela primeira vez, ou seja, Educação Infantil, não é uma “tábua rasa”, ele estará reconhecendo também a função mediadora da aprendizagem, estará se colocando na função de condutor do saber; pois já possui a convicção de que a criança já traz dentro de si as experiências acumuladas dentro do seio familiar, através das pessoas da sua convivência diária como amigos, parentes, e outros. Porém, se um professor pensa ou age como se a criança só aprendesse na escola, e a partir dos conhecimentos ministrados em sala de aula, estaria ele considerando que a escola é o único local de conhecimento, dessa forma, estaria negando a aprendizagem informal.
Não podemos negar que a escola é umespaço de aprendizagem por excelência, contudo, ela não é o único lugar onde se pode aprender; uma criança que nunca foi numa escola, por exemplo, pode aprender a jogar, andar de bicicleta, e outros, através da imitação. Sempre que um adulto ou mesmo outra criança está desenvolvendo alguma atividade, a criança está observando, depois, ela repete tudo que observou, demonstrando uma aprendizagem informal, aleatória. Assim, pode-se afirmar que não é necessário que o professor “pegue na mão” da criança para ensiná-la, é suficiente deixar os alunos aprenderem “brincando”; pois, os jogos e