Alfabetização Matemática
O universo lúdico infantil potencializando a aprendizagem
Introdução
A matemática está presente no dia a dia de qualquer pessoa. Os números estão por toda parte, há formas geométricas onde quer que se olhe e sempre recorremos à linguagem matemática para comunicar idéias. Uma festa de aniversário, por exemplo, sempre tão apreciada pelas crianças, contém em si uma infinidade de aspectos matemáticos desde as informações descritas no convite recebido, até a quantidade de doces presentes na caixa de lembrancinhas.
Por causa desta de tantas outras situações vividas no cotidiano infantil, a alfabetização da língua materna e a alfabetização matemática se iniciam muito antes da escolarização das crianças. O universo lúdico infantil, composto por histórias, desenhos animados, jogos, brinquedos, softwares e atividades on-line, possibilitam, além de interação social, desenvolvimento cognitivo.
A aprendizagem em matemática ocorre constantemente, ou seja, é um processo contínuo de abstração no qual as crianças estabelecem relações e atribuem significados com base em suas experiências do dia a dia, na relação com o outro e com os objetos ao seu redor.
Alfabetização Matemática: Definições Necessárias
O termo “alfabetização”, embora mais utilizado para definir o processo de aquisição da leitura e escrita da língua materna, pode ser entendido no âmbito da matemática como o processo de aquisição de conceitos matemáticos. Dessa forma, a alfabetização não ocorre apenas no campo das letras, mas também nos conceitos matemáticos.
Antes mesmo de ingressar em uma instituição escolar, sabemos que a criança já possui uma intimidade com a língua falada e, conseqüentemente, hipóteses sobre a escrita das palavras já foram, muitas vezes, construídas a partir da relação que a criança estabelece com o material impresso existente em seu dia-a-dia. A alfabetização matemática, por sua vez, ocorre em paralelo ao processo de letramento, pois a