Projeto de estágio sobre familia
ADINAILTON DOS SANTOS
A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Valença
2009
TEMA
A Importância da Participação da Família no Processo Ensino-Aprendizagem nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
INTRODUÇÃO
Entende-se a família como o primeiro núcleo de pessoas onde o indivíduo inicia as suas experiências de interação, assim, tanto biológica como socialmente a família constitui-se como um pequeno grupo de um conjunto de agrupamentos que compõe o tecido social.
Compreende-se a escola como uma instituição indispensável ao indivíduo, como forma de enriquecimento das experiências de socialização e da dinâmica das relações interpessoais. Um grupo formal com rotinas e procedimentos bem definidos. É uma instituição social onde se realiza o ato educativo na sua forma mais sistematizada.
Dessa forma, a família e a escola são dois dos agentes de socialização mais importantes ao longo da vida do indivíduo e que contextualizam o seu desenvolvimento.
Considerando que a aprendizagem é algo que acontece o tempo todo, em todas as instâncias da vida, cabe a escola e a família proporcionar meios para que o indivíduo aprenda de maneira significativa. O papel da família é de fundamental importância, pois é ela que decide, desde cedo, o quê seus filhos precisam aprender, quais as instituições que devem freqüentar, o que é necessário saberem para tomarem as decisões que os beneficiem no futuro, dentre outras atribuições. A escola é, por sua vez, a escolhida pela sociedade para sistematizar o conhecimento que o sujeito já adquiriu ao longo de sua vida. Escola é um dos lugares socialmente organizado para a criança se inserir na cultura, para que se relacione com o outro e com o conhecimento. É parte de uma dinâmica, onde o