trabalho sobre drogas
2013
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para á disciplina de Estagio Curricular Obrigatório II.
Professora:
Supervisora de Campo: Marlene Costa de Souza
CRESS: 1799 23ª Região
Orientadora Acadêmica: Elza Valadares de Oliveira
CRESS: nº. 0953 23ª Região/RO
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
As drogas são utilizadas desde a antiguidade, podendo ser utilizadas para curar ou obter prazer, é substâncias capazes de alterar o funcionamento do organismo humano, algumas delas agem diretamente na maneira como pensamos, sentimos, nos comportamos ou percebemos algo. As drogas são divididas em dois grandes grupos: as lícitas que são permitidas por lei, compradas de maneira livre de comércio legal, nesta categoria temos: as bebidas alcoólicas, cigarro, determinados medicamentos e outros. As ilícitas que são comercializadas ilegalmente, neste grupo têm: a maconha, a cocaína, crak e êxtase, causando forte dependência. Existem vários motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas, como a curiosidade, influências de amigos, vontade, desejam de fuga, coragem, dificuldade em enfrentar e/ou agüentar situações difíceis, hábito, dependência, rituais, busca por sensações de prazer, tornar-se calmo, servir estimulantes, facilidades de acesso e etc.
Com exceção das drogas que são utilizadas para fins medicinais, as demais em nada contribuem para o crescimento e desenvolvimento das pessoas como seres humanos, além dos prejuízos no âmbito da saúde do indivíduo, que são irreparáveis e muitas vezes incontroláveis, afeta também a condição social, familiar, emocional e psicológica da pessoa.
A adolescência é uma fase do