Análise de entrevistas
Entrevista é uma técnica de pesquisa cujo objetivo é obter informações de interesse a um determinado assunto, uma conversação entre duas ou mais pessoas, permite a obtenção de dados em profundidade. O tipo de entrevista em questão será a entrevista focalizada, isto é, sobre um tema em específico: Memórias da escola.
O objetivo das entrevistas é suscitar memórias escolares e também fazer uma comparação entre a escola de décadas atrás, com as dos dias atuais, os sujeitos da pesquisa são homens e mulheres com diferentes faixas etárias, que estudaram em diferentes instituições de ensino públicas e privadas.
O sociólogo Pierre Bourdieu propõe para uma entrevista uma ‘’reflexividade reflexa’’ um modo de olhar sociológico para perceber sutilmente os detalhes de uma entrevista. (Bourdieu, 1997, p. 695) O mercado dos bens linguísticos e simbólicos que se institui por ocasião da entrevista varia em sua estrutura segundo a relação objetiva entre o pesquisador e o pesquisado ou, o que dá no mesmo, entre todos os tipos de capitais, em particular os linguísticos, dos quais estão dotados.
Deve- se lembrar também que ao realizar uma entrevista é necessário evitar adjetivos para não influenciar as respostas do entrevistado. (Bourdieu, 2007, p. 169):
A linguagem da estratégia, que somos forçados a empregar para designar as sequências de ações objetivamente orientadas para uma finalidade e observáveis em todos os campos, não deve nos enganar: as estratégias mais eficazes, sobretudo em campos dominados por valores de desinteresse, sendo o produto de disposições modeladas pela necessidade imanente do campo, são aquelas tendentes a se ajustar espontaneamente a essa necessidade, sem qualquer intenção manifesta nem cálculo.
2. Procedimentos metodológicos
Foram realizadas entrevistas na forma de pesquisa qualitativa, sobre memórias da escola, foram entrevistados três jovens sendo que uma do sexo feminino e duas pessoas do sexo masculino, um