Processos de interação com usuário
Engenhara de Software
A Engenharia de Software surgiu com objetivo de melhorar o processo de desenvolvimento de software, bem como a qualidade do produto de software produzido
Introdução à Interação Humano-Computador
A Association for Computing Machinery (ACM), definiu IHC como "uma disciplina que se preocupa com o design, avaliação e implementação de sistemas computacionais interativos para uso humano e com o estudo dos principais fenômenos que os cercam“ (ACM SIGCHI, 1992).
Portanto, IHC é mais que apenas conceitos tradicionais de usabilidade e projeto de interface.
Abrange todos os aspectos relacionados com a interação entre usuários e computadores e não somente design de interfaces.
IHC se tornou parte integrante e indispensável do ambiente de computação. Sua compreensão e aplicação de seus princípios apresentarão impactos positivos na interação dos usuários com dispositivos computacionais.
Interação Humano-Computador (IHC) X Engenharia de Software (ES)
Existe diferença entre as abordagens adotadas pelos engenheiros de software e pelos especialistas em Interação Humano-Computador?
Os engenheiros de software têm o foco voltado para o produto e seu processo (foco centrado em sistema). As metodologias de ES são úteis para especificar e construir os aspectos funcionais de um sistema de software.
Os especialistas em IHC tem o foco mais direcionado aos aspectos de interação entre o ser humano e a máquina (foco centrado no usuário). Mostram um entendimento melhor do usuário, priorizando um entendimento aprofundado das características do usuário e uma consciência das tarefas que um usuário tem que executar. Especialistas de IHC testam idéias de design em usuários reais e usam técnicas de avaliação formais, substituindo design da interface guiado pela intuição.
IHC se tornou um componente essencial para todos os profissionais de computação. Cientistas da computação e engenheiros de software também precisam entender os