IHC - Interface homem maquina
LAUREATE INTERNACIONAL UNIVERSITIES
PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
GENIS FRANCISCO XAVIER
LEONARDO SANTIAGO DE MEDEIROS
THIAGO MEDEIROS DE SIQUERIA
Projeto de Interfaces de Usuário
NATAL/RN
2014
GENIS FRANCISCO XAVIER
LEONARDO SANTIAGO DE MEDEIROS
THIAGO MEDEIROS DE SIQUERIA
Projeto de Interfaces de Usuário
Trabalho apresentado à disciplina de
Interface Homem - Maquina, ministrado pelo Professor: Jose Frank Viana da
Silva. como requisito avaliativo para obtenção da nota da Unidade l.
NATAL/RN
2014
Projeto de Interfaces de Usuário
A área de Interação Humano-Computador(IHC) tem por objetivo principal fornecer aos pesquisadores e desenvolvedores de sistemas explicações e previsões para fenômenos de interação usuário-sistema e resultados práticos para o design da interface de usuário. Com teorias a respeito dos fenômenos envolvidos seria possível prever antecipadamente se o sistema a ser desenvolvido satisfaz as necessidades de usabilidade, aplicabilidade e comunicabilidade dos usuários. Para isto, estudos de IHC visam desenvolver modelos teóricos de desempenho e cognição humanos, bem como técnicas efetivas para avaliar a usabilidade.
IHC é uma área multidisciplinar, que envolve disciplinas como: Ciência da Computação; Psicologia Cognitiva; Psicologia Social e Organizacional;
Ergonomia ou Fatores Humanos; Lingüística; Inteligência Artificial; Filosofia,
Sociologia e Antropologia; Engenharia e Design.
No contexto de IHC devemos considerar quatro elementos básicos: o sistema, os usuários, os desenvolvedores e o ambiente de uso (domínio de aplicação). Estes elementos estão envolvidos em dois processos importantes: a interação usuário-sistema e o desenvolvimento do sistema. O curriculum proposto para IHC identifica cinco enfoques para o estudo destes elementos e para a sua aplicação na melhoria dos processos de desenvolvimento e de interação usuário/sistema.