Interface Homem
A tecnologia, comumente, é usada como forma de: Aprimorar e facilitar nossas atividades sejam elas diárias ou eventuais e também de melhorar nossas habilidades em função da atividade que desenvolvemos.
A Interface Homem-Computador ou Interação humano-computador –IHC - estuda interação entre pessoas e computadores. Este estudo cuida para que o uso de computadores ou sistemas seja o mais simples, agradável e seguro possível.
Este trabalho traz uma pequena apresentação sobre o que é a “Interface Homem-Computador” mostrando sua importância e algumas das suas possíveis aplicações na realidade atual.
Importância da Interface Homem-Computador (IHC)
A IHC preocupa-se em projetar, avaliar e desenvolver, sistemas que proporcionem a maior interação possível. Esta área de estudo, além dos aspectos computacionais da interface, considera também que fatores humanos tais como: a percepção visual, a psicologia da leitura e o modelo mental do usuário, podem afetar diretamente na interação entre o usuário e a máquina.
Interação homem-computador é considerada um campo de estudo multidisciplinar que envolve, dentre outras, as áreas da: Computação, Psicologia, Linguagens e Humanas. Este estudo não é voltado à computação, ou às particularidades do ser humano, mas sim ao modo como se dará a comunicação entre os dois.
Por este motivo, uma preocupação fundamental da IHC é o ser humano, ou seja, o usuário é o componente central para o desenvolvimento da tecnologia. Sendo assim é importante o estudo das pessoas, atividades e contextos onde estas tecnologias serão usadas. A partir destas peculiaridades pode-se aproveitar o conhecimento e competências que a população alvo possui, para desenvolver uma tecnologia que possua um importante componente, definido por “usabilidade”.
Fundamentos da IHC e Design Interativo
Uma preocupação central do design de interação é criar produtos interativos e que sejam usáveis, ou seja, produtos fáceis de aprender,