Fisica e a Luz
Em meios materiais a velocidade de propagação dessas duas classes de ondas eletromagnéticas podem ser diferentes pois é comum que em meios materiais a velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas dependa da freqüência. Esta dependência, por exemplo no vidro, já é perceptível até entre ondas luminosas com cores diferentes: o luz violeta se propaga um pouco menos rapidamente do que o luz vermelha. Este fenômeno de dependência da velocidade de propagação com a freqüência é denominado DISPERSÃO.
Luz - Velocidade
Há muito tempo sabe-se que a luz faz parte de um grupo de ondas, chamado de ondas eletromagnéticas, sendo uma das características que reune este grupo a sua velocidade de propagação.
A velocidade da luz no vácuo, mas que na verdade se aplica a diversos outros fenômenos eletromagnéticos como raios-x, raios gama, ondas de rádio e tv, é caracterizada pela letra c, e tem um valor aproximado de 300 mil quilômetros por segundo, ou seja:
No entanto, nos meios materiais, a luz se comporta de forma diferente, já que interage com a matéria existente no meio. Em qualquer um destes meios a velocidade da luz v é menor que c.
Em meios diferentes do vácuo também diminui a velocidade conforme aumenta a frequência. Assim a velocidade da luz vermelha é maior que a velocidade da luz violeta, por exemplo.
Índice de refração absoluto
Para o entendimento completo da refração convém a introdução de uma nova grandeza que relacione a velocidade da radiação monocromática no vácuo e em meios materiais, esta grandeza é o índice de refração da luz monocromática no meio apresentado, e é expressa por:
Onde n é o índice de