Célula animal
A membrana celular é uma fina película lipoproteica formada por fosfolipídios e proteínas, cuja espessura varia entre 7,5 a 10 nanômetros, delimitando o citoplasma de todos os tipos de células (bactérias, algas, fungos, protozoários, animais e vegetais).
Ribossomo
Os ribossomos são organelas celulares presentes em todo o citoplasma de células eucariontes quanto procariontes. Elas têm como função sintetizar proteínas que serão utilizadas em processos internos da célula.
Núcleo
Núcleo local onde encontramos o material genético.
Citoplasma
É o espaço entre a membrana plasmática e o núcleo. Esse espaço não é vazio, mas preenchido por uma substância viscosa denominada citosol ou hialoplasma onde estão mergulhadas as organelas citoplasmáticas.
Peroxissomos
Peroxissomos são bolsas membranosas que contêm alguns tipos de enzimas digestivas.
Complexo de golgi
O complexo de Golgi, também conhecido como aparelho de Golgi ou dictiossomo é uma organela citoplasmática, constituída por vesículas com formato de sacos achatados, que está presente nas células eucarióticas. Tem por funções armazenamento, transformação e empacotamento de substâncias que são produzidas na síntese celular.
Vacúolos digestivos
As bolsas originadas pela fusão de lisossomos com fagossomos ou pinossomos são denominadas vacúolos digestivos; em seu interior, as substâncias originalmente presentes nos fagossomos ou pinossomos são digeridas pelas enzimas lisossômicas.
Centríolos
Os centríolos são organelas não envolvidas por membrana e que participam do progresso de divisão celular.
Membrana nuclear
É uma estrutura que envolve o núcleo das células eucarióticas, responsável por separar o conteúdo do núcleo celular (em particular o DNA) do citosol.
Nucléolo
É uma região de intensa produção de RNAr (ácido ribonucleico ribossômico) – principal componente dos ribossomos – que é sintetizado sob comando do DNA. Essa síntese acontece em certas regiões de