Celula animal
1.1 Célula animal
Célula animal é uma célula eucariótica ou seja, uma célula que apresenta o núcleo delimitado pela membrana, podem ser também unicelulares, como as amebas. Há também, as pluricelulares, como plantas e animais. A célula animal (como toda a célula eucariótica) é delimitada pela membrana plasmática, ribossomo, citoplasma, mitocrôndia e núcleo.
A palavra célula (que vem da palavra cella que significa caixa pequena) foi usada pela 1° vez em 1665, pelo inglês Robert Hooke (1635-1703). Com um microscópio muito simples ele observou pedaços de cortiça, e ele percebeu que ela era formada por compartimentos vazios que ele chamou de células.
Na célula animal não há celulose em suas paredes nem clorofila no seu interior, diferente da célula vegetal
1.1.1 Membrana Plasmática é a responsável por manter a unidade da célula, é ela que delimita seu tamanho e mantém todos os elementos celulares devidamente organizados. Ela é uma barreira pela qual os nutrientes que a célula necessita devem entrar e seus excretos devem sair. O transporte de substâncias através da membrana ocorre de duas maneiras básicas: por difusão (transporte passivo) ou por transporte ativo. A maior diferença entre os dois é que a difusão não requer gasto de energia, ao contrário do transporte ativo.
1.1.2 Citoplasma funciona como a seleção de partículas (proteínas e aminoácidos) facilitando a ocorrência de fenômenos como a difusão (facilitada) o transporte ativo e a osmose. Outras funções como, proteção celular evitando sua ruptura nos momentos hipotônicos.
1.2 Organelas citoplasmáticas
Em biologia celular, o termo organela (organelo, organito, orgânulo ou organóide) é usado para descrever várias estruturas com funções especializadas, delimitadas por uma membrana própria, suspensas no citoplasma das células vivas. A palavra "organela" deriva do termo latinizado "organello" (pequeno órgão).
O citoplasma é constituído pelo citosol e pelas