celula animal
Os tipos de retículo as células eucariontes contém inúmeras bolsas e tubos cujas paredes têm uma organização semelhante á da membrana plasmática. Essas estruturas membranosas formam uma complexa rede de canais interligados, conhecida pelo nome de retículo endoplasmático. Podem-se distinguir dois tipos de reticulo endoplasmático, rugoso e liso.
Função -> o reticulo endoplasmático atua como uma rede de distribuição de substancias no interior da célula.
Produção de lipídios a lecitina e o colesterol, por exemplo, os principais componentes lipídios de todas as membranas celulares são produzidos no rel. outros tipos de lipídios produzidos são os hormônios esteroides, entre quais estão a testosterona e os estrógeno, hormônios sexuais produzidos nas células das gônadas de animais.
Complexo golgiense ou conhecido pela seguinte denominação: aparelho de golgi, constitui uma organela citoplasmática Célula animal é uma célula eucariótica ou seja, uma célula que apresenta o núcleo delimitado pela membrana(carioteca), podem ser também unicelulares, como as amebas. Há também, as pluricelulares, como plantas e animais. A célula animal (como toda a célula eucariótica) é delimitada pela membrana plasmática, ribossomo, citoplasma, mitocôndria e núcleo.
A palavra célula (que vem da palavra cella que significa caixa pequena) foi usada pela 1° vez em 1665, pelo inglês Robert Hooke (1635-1703). Com um microscópio muito simples ele observou pedaços de cortiça, e ele percebeu que ela era formada por compartimentos vazios que ele chamou de células.
Matthias Schleiden e Theodor Schwann, após muitos anos de observações, propuseram a teoria celular.Essa teoria afirma que todo ser vivo é formado por células. Em 1855, o pesquisador alemão Rudholph Virchow deu um passo adiante, declarando