Celula animal
1º - Célula animal é uma célula eucariótica, ou seja, uma célula que apresenta o núcleo delimitado pela membrana possa também unicelular, como as amebas. Há também, os pluricelulares, como plantas e animais. (Carlos Augusto)
2º - A célula animal (como toda a célula eucariótica) é delimitada pela membrana plasmática, ribossomo, citoplasma, mitocrôndia e núcleo. (Ítalo)
3º - A palavra célula foi usada pela 1° vez em 1665, pelo inglês Robert Hooke. Com um microscópio muito simples ele observou pedaços de cortiça, e ele percebeu que ela era formada por compartimentos vazios que ele chamou de células. (Gilson)
4º - Na célula animal não há celulose em suas paredes nem clorofila no seu interior, diferente da célula vegetal. (Ítalo)
Formação das células:
Membrana celular:
5º - A membrana celular, também conhecida por plasma lema, é a estrutura que delimita todas as células vivas, tanto as procarióticas como as eucarióticas. Ela estabelece a fronteira entre o meio intracelular, o citoplasma, e o meio extracelular, que pode ser a matriz dos diversos tecidos. (Nelson)
6º - Aparece em eletro micrografias como duas linhas escuras separadas por uma faixa central clara, com uma espessura de 7 a 10 mm. Esta estrutura trilaminar encontra-se em todas as membranas encontradas nas células, sendo por isso chamada de unidade de membrana ou membrana unitária. (Pedro)
7º - A membrana celular não é estanque, mas uma “porta” seletiva que a célula usa para captar os elementos do meio exterior que lhe são necessários para o seu metabolismo e para libertar as substâncias que a célula produz e que devem ser enviadas para o exterior.