Sociologia
A sociologia clássica de Durkheim
Belmonte-2012
Escola Municipal Menandro Minahim
Componentes:
Marcos Vinicius
Neiva
Daiane
Célio Vinicius
Trabalho apresentado à professora Jucilene Souza, no 1º Ano Médio, na disciplina de Sociologia com o tema: A sociologia clássica de Durkheim.
Boca do Córrego 29 de março de 2012
Sumário
Introdução.....................................................................4
A sociologia clássica de Durkheim.................................5
Conclusão.......................................................................8
Bibliografia.....................................................................9
Introdução
Émile Durkheim nasceu na cidade de Épinal (região de Lorena, França) no dia 15 de abril de 1858. Faleceu em Paris, capital francesa, em 15 de novembro de 1917. É considerado, junto com Max Weber, um dos fundadores da sociologia moderna.
A sociologia clássica de Durkheim
A Sociologia volta-se o tempo todo para os problemas que o homem enfrenta no dia-a-dia de sua sociedade. Ela pretende ser um conhecimento científico sobre a realidade social e, enquanto tal, visa estabelecer teorias, bem como confrontá-las com a realidade.
A partir da definição do fato social como um fato que ocorre independente da vontade dos indivíduos, Durkheim aponta a perspectiva de sempre, em analise, encontrar o típico do conjunto, não necessariamente do individuo. Complemento a esse processo de formação de seus conceitos vem o método que pode ser nomeado como Histórico-Comparativo. Fundamento central desse método é encontrar no passado, nas formações passadas de determinados agrupamentos sociais, elementos que possam ser usados para explicar fatos do presente. A proposta é encontrar formas onde tenhamos fatos sociais que possam