Democracia e voto
UNIVERSIDADE FEDERAL ABC - UFABC
SÃO PAULO - 2011
Zélia de Barros Vieira
DEMOCRACIA E VOTO
UNIVERSIDADE FEDERAL ABC - UFABC
Curso de Gestão Pública com ênfase em gestão pública municipal
RESUMO
Apresentaremos assuntos relacionados à discussão sobre o tema democracia e a abstenção do voto. Teoricamente a democracia surgiu na Grécia, onde, todavia, inúmeras eram as restrições a participação popular.
O conceito de democracia abrange diversos sentidos e depende da época analisada e do contexto político social. Tem-se uma concepção diferente de democracia na evolução do Estado de Direito ao Estado Democrático de Direito.
Falaremos do Brasil rapidamente, sua história e como vem se desenvolvendo com a democracia, a história do voto e sua importância, bem como se o povo o esta utilizando realmente e de fato como peça principal da democracia.
Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos, direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos.
A democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.
A democracia pode ser dividida em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entre democracia direta, onde o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa, onde o povo expressa sua vontade através da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que o elegeram.
A palavra democracia tem sua origem na Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas.
Embora Atenas tenha sido o berço da democracia, nem todos tinham participação igualitária. Mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade.
Portanto, esta forma antiga de democracia era limitada, a linha que divide