experiência de hawthorne
CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLOGICA EM RECURSOS HUMANOS
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
PROFESSOR: FRANCISCO TIBÉRIO ARCANJO FERREIRA
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
E A
EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE
FRANCISCO DE ASSIS DIAS MAGALHÃES FILHO
GRANJA-CE
2014
A experiência de HAWTHORNE foi desenvolvida entre 1927 e 1932, Por ELTON MAYO( médico especializado em psicopatologia) e seus colaboradores em uma fabrica da Westerm Electric Company, no bairro de HAWTHORNE, Chicago – EUA. Foi um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração. Tinha como finalidade realizar experimentos relacionando a luminosidade no ambiente de trabalho com a eficiência dos operários levando em conta a produção. Devido aos resultados iniciais, a pesquisa se estendeu ao estudo da fadiga, dos acidentes de trabalho, da rotação do pessoal e do efeito das condições físicas de trabalho mediante a produtividade dos operários. A experiência se estendeu até 1932, quando foi suspensa devido à crise de 1929. Antes desta experiência, em 1923 Mayo conduzira uma pesquisa em uma indústria têxtil próxima a Filadélfia, que tinha problema de produção.
A experiência de HAWTHORNE tinha como objetivo principal, observar o comportamento dos operários, relacionamento entre eles e a indústria valorizando o bem estar, mantendo resultados satisfatórios e boas condições de trabalho. O maior interesse da empresa era conhecer melhor seus operários.
PRIMEIRA FASE: Estudos de iluminação Efeitos da iluminação no rendimento dos operários; dois grupos com as mesmas condições de trabalho: o de observação e o de controle; em ambos registrou-se aumento na produtividade onde não se comprovou a influência da diferença entre os efeitos da iluminação e o ritmo de produção; comprovou-se a sobreposição do fator psicológico em relação ao fisiológico: a eficiência dos