A experiência Hawthorne
CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
Nome Matricula:
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
SÃO GONÇALO
2013.2
A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE E AS CONTRIBUIÇÕES DADAS A ADMINISTRAÇÃO.
Trabalho apresentado para disciplina Teoria Geral da Administração, do curso Administração, Campus São Gonçalo.
Professor :
SÃO GONÇALO
A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE E AS CONTRIBUIÇÕES DADAS A ADMINISTRAÇÃO.
A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE A experiência HAWTHORNE foi conduzida por Elton Mayo (médico especializado em psicopatologia) e Fritz Roethilisberger (cientista social), foram contratados pela direção da fábrica de Western Eletric situada no bairro Hawthorne, Chicago. E tinha por tese a influência da iluminação do ambiente de trabalho na produção. A empresa fabricava equipamentos e componentes telefônicos e valorizava o bem estar dos operários.
Os estudos foram divididos em quatro fases:
1° FASE – ESTUDO DA ILUMINAÇÃO Nesta fase comprovou a preponderância do fator psicológico sobre o fator fisiológico o que implicou na não comprovação do objetivo inicial.
2° FASE – SALA DE MONTAGEM DE RELÉS Foram observados dois grupos o experimental (sujeito a mudanças nas condições de trabalho) e o grupo controle (trabalho em situação constante) e dividiram a pesquisa em doze períodos e a conclusões dessa fase foram: As moças gostavam de trabalhar na sala de provas porque era divertido e a supervisão branda (ao contrário da supervisão de controle rígido na sala de montagem) permitia trabalhar com liberdade e menor ansiedade; Havia um ambiente amistoso e sem pressões, na qual a conversa era permitida, o que aumentava a satisfação no trabalho; Não havia temor ao supervisor, pois este funcionava como orientador; Houve um desenvolvimento social do grupo experimental, as moças faziam amizades entre si e tornaram-se