Mercado econômico
O mercado econômico gira em torno do consumo de cada individuo, assim englobando a nação de como as sociedades utilizam os recursos para produção e compra de novos bens, como o setor econômico e comercial investindo cada vez mais no consumo exagerado, o consumidor é induzido pela sociedade a comprar cada vez mais.
O Brasil, assim como grande parte nas nações do mundo, é um país capitalista que segue o sistema econômico baseado na economia de mercado com grande produção e consumo, escabelando entre a interação do consumidor entre oferta e demanda.
O consumismo é fortemente induzido pelo marketing que consegue atingir a fragilidade interna das pessoas, assim interferindo na diferenciação do que se deve ou não comprar, tornando assim as pessoas incessantemente descontentes buscando nas compras algo que as conforte, deixando assim a ser influenciada pela sociedade e o marketing.
O marketing influencia o individuo a comprar além do seu bem de consumo, sendo um bem que se destina a satisfazer as necessidades de consumo de um individuo, sendo divididos por - bem durável, bens de consumo não duráveis e serviços -.
O consumo exagerado pode afetar a economia, impactando nas bolsas de valores, podendo crescer o PIB do país, ou fazendo entrar em crises econômicas, afetando a sociedade em taxas, juros e impostos elevados, se o impacto econômico for positivo a economia cresce podendo passar longe de novas crises e inflações.
Podemos concluir que o consumo exagerado e o consumidor induzindo pela média não pensam na vida útil do produto e sim quando o marketing e a sociedade irá lançar um produto novo no mercado, impactando assim na economia mundial, o consumo é o braço direito do capitalismo, sem o consumo exagerado iremos quebrar o capitalismo exagerado assim à economia entraria em crise.