Luz - Física
A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível.
Luz
A luz tal como o som é um fenómeno de natureza ondulatória. A luz é uma radiação eletromagnética, que se propaga através de diferentes meios materiais, como o ar ou a água e também se propaga através do vazio. Existem alguns tipos de sólidos (chamados de opacos) que não se deixam atravessar pela luz. Ao longo dos anos, muitos cientistas procuraram respostas para esta questão. Nem sempre concordaram, nem sempre chegaram às mesmas conclusões. Surgiram duas teorias, suportadas por diferentes experiências e diferentes cientistas que são atualmente válidas, uma vez que a luz tanto se pode comportar como uma onda em determinadas ocasiões como também se pode comportar como uma partícula noutras.
Modelo corpuscular
Newton tentou justificar sua teoria afirmando que a luz se comportava como pequenas esferas, as quais colidiam elasticamente com uma superfície lisa, sendo refletida de modo que o ângulo de incidência fosse igual ao ângulo de refração. Assim, segundo o fenômeno da reflexão, Newton considerava a luz como sendo constituída por um conjunto de partículas que se refletem elasticamente sobre uma superfície.
Modelo ondulatório
O modelo ondulatório proposto e defendido por Huyghens dizia que a luz era uma onda e ela explicava de forma significativa a reflexão e a refração da luz. Como sabemos, qualquer onda se reflete e refrata de acordo com as leis da reflexão e da refração dos feixes luminosos. Observações sobre esses fenômenos levaram os cientistas a favorecer o modelo ondulatório proposto por Huyghens, pois a teoria de Newton não se verificava na prática.
Medida da Velocidade da Luz
A primeira medição foi feita no sec. 16 pelo astrônomo Olaf Roemer (1644-1710),que cronometrou várias vezes o tempo de duração da órbita de Io, uma das luas de Júpiter. Notou que o eclipse ocorria em