O Processo Comunicativo
Acadêmico (a):
O Processo Comunicativo e Seus Elementos
Para muitas pessoas o simples fato de transmissão de uma mensagem já se caracteriza em uma forma de comunicação. Mas para que haja realmente a comunicação é preciso que a mensagem que foi transmitida seja compreendida pelo seu recebedor.
Como nos fala Martins e Zieberknop (2004), “a comunicação se dá por meio de um processo que contém elementos importantes para a realização dela”.
Estes elementos são: a Fonte, de onde parte a mensagem, o Emissor que é quem transmite a mensagem, a Mensagem que é a idéia que se quer transmitir, o Canal o meio pelo qual se passa a mensagem, o Código que é o conjunto de sinais estruturados que pode ser verbal ou não verbal, o Receptor ou Recebedor aquele que recebe a mensagem e tem o papel de repassá-lo para o destinatário, sendo esse a pessoa a quem se destina a mensagem.
Entretanto, o emissor da mensagem deve garantir que o receptor esta prestando atenção no que lhe é passado, pois há muitos fatores que podem prejudicar sua compreensão como: a Entropia, uma mensagem desordenada sem um início e fim, o Ruído que pode ser um som alto ou qualquer outro sinal que tire a atenção do receptor, e a Redundância, a repetição de uma mesma mensagem com outras palavras, a qual tira todo e qualquer interesse do receptor.
Inúmeros fatores devem e podem ser evitados para que um texto sendo ele escrito ou falado tenha uma boa qualidade, elegância e possa tomar a atenão e quem está recebendo o mesmo. Cuidados como a repetição do mesmo som, a emenda de vogais, a cacofonia quando duas palavras juntas formam uma palavra grosseira ou desagradável, a rima qual usada em um texto não poético fica deselegante, a repetição de palavras e excesso de quês deixando o texto arrastado, enfim a pontuação e ordem das palavras também podem prejudicar e muito a compreensão do que se é escrito.
A utilização de nossa linguagem apresenta funções, essas funções são evidenciadas por