O processo comunicativo e seus elementos
A transmissão de uma mensagem se caracteriza como um processo comunicativo, mas é importante entender que a comunicação só ocorre se a mensagem transmitida foi compreendida pelo seu receptor. Se comunicar nos dias de hoje é indispensável, pois dessa maneira é possível transmitir suas ideias, opiniões, criticas e perguntas para que o destinatário entenda o que lhe está sendo transmitido.
Segundo Martins e Zilberknop (2004), a comunicação se dá por meio de um processo que contém elementos importantes para sua realização. Estes elementos são: a fonte de onde parte a mensagem, o emissor que é quem transmite a mensagem, a mensagem que é a idéia que se quer transmitir, o canal que é o meio pelo qual se passa a mensagem, o código que é o conjunto de sinais estruturados que pode ser verbal ou não verbal, o receptor ou recebedor que é aquele que recebe a mensagem e tem o papel de repassá-la para o destinatário sendo a pessoa a quem se destina a mensagem. Durante o processo de comunicação precisamos verificar se o receptor está prestando atenção no que está lhe sendo transmitido, a mensagem só será um processo comunicativo se o mesmo entender o sentido da mesma.
A alguns fatores que podem atrapalhar tudo isso, sendo eles os ruídos, entropia e a redundância, as mensagens comunicativas devem obedecer um conceito básico tendo um inicio e um fim e não haver repetição de muitas palavras. Um bom texto oral ou escrito deve conter um tom elegante, pontuação e ordem das palavras concisas para que possa ser compreendido facilmente por qualquer pessoa. No processo comunicativo utilizamos nossa fala com funções predeterminadas, ninguém conversa sem ter um objetivo, queremos que uma das seis funções da linguagem seja evidenciada, sendo elas a função referencial, emotiva, conativa, fática, metalinguística e poética.
É importante que antes de nos preocuparmos em escrever “difícil” para mostrarmos que dominamos a gramatica, devemos nos preocupar