Reda o de telecomunica o
A Polícia Militar como órgão público estadual depende significativamente da comunicação para que seus objetivos sejam cumpridos, como a preservação da ordem pública e o bom andamento do policiamento preventivo e ostensivo, transmitindo segurança e confiança sociedade. Na verdade não só a polícia militar, mas sim todas as pessoas necessitam cada dia mais da comunicação, que com seus avanços tecnológicos são de grande valia para o progresso não só da segurança pública, mas sim de toda a civilização.
Mas antes de falarmos sobre a importância da comunicação, precisamos definir o que é a comunicação, como ela se dá e qual é a sua importância no âmbito geral, para depois discorrermos sobre a sua influência e importância no serviço policial militar.
Os Processos Comunicativos da Pilicia Militar
As atividades policiais-militares requerem o emprego de processos comunicativos nas mais diversas esferas de atuação da instituição policial-militar. Na Polícia Militar, os processos comunicativos têm importância decisiva no desenvolvimento da instituição e na execução da missão de Segurança Pública, especialmente nas atividades de policiamento ostensivo, que é a missão mais importante da Polícia Militar.
A comunicação está presente em todas as ações policiais-militares, tanto em nível da atividade administrativa como nas atividades de policiamento, seja ela executada pelo policial militar em simples policiamento ostensivo a pé, exercido pelo soldado de serviço nas praças, ruas, avenidas etc.; seja na ação de patrulhamento com viaturas, com bicicletas; ou em atividades administrativas, as quais os policiais militares conceituam como atividade meio, desenvolvidas pela administração na área de ensino, promoção e comunicação social ou de entretenimento, a exemplo das apresentações da banda de música, desfiles e outras atividades que demandam comunicação, tanto no âmbito interno como externo da corporação policial-militar.