Relatorio Química - propriedades físicas
Relatório IV
Ligações Químicas
Nomes:
Marcelo Antônio Caio Moreira
Marcus André Gomes Barbosa
Pedro Ariston Costa Pessoa
Rosana dos Santos Pereira
Nota
Objetivos:
Relacionar a solubilidade de compostos com a polaridade do solvente;
Comparar a condutividade elétrica de diferentes soluções;
Verificar o ponto de fusão dos compostos.
Introdução:
As propriedades da matéria podem ser classificadas em físicas (observadas e medidas sem alterar a composição) ou químicas (transformam-se em outro material).
Algumas das propriedades físicas como solubilidade, condutividade e ponto de fusão, podem ser determinadas pelo tipo de ligação química presente na substância.
Definições:
Solubilidade: É a quantidade de determinada substância que pode ser dissolvida em certas quantidades de solvente1a.
Condutividade: Capacidade dos materiais de conduzirem ou transmitirem corrente elétrica2.
Ponto de Fusão: Temperatura específica, sob qual determinada pressão, uma substância passa do estado solido para o estado liquido³. Classificamos as ligações químicas em três grupos: ligações iônicas, oriundas de forças eletrostáticas que existem entre íons de cargas opostas; ligações covalentes, que resultam do compartilhamento de elétron por dois átomos, e ligações metálicas, que unem os átomos nos metais1b.
Substâncias iônicas são aquelas que conduzem corrente elétrica em estado líquido, mas não em estado sólido. Substâncias covalentes são as que não conduzem corrente elétrica no estado sólido nem no líquido. Substâncias metálicas são as que conduzem corrente elétrica tanto no estado sólido quanto no líquido4a.
Podemos ainda dizer que as ligações covalentes podem ser polares ou apolares, esta última quando o elétron está igualmente compartilhado entre os átomos, enquanto que na polar, um dos átomos exerce maior atração sobre o elétron ligante que o outro. Para determinar se a ligação é covalente polar, covalente apolar ou iônica, usa-se uma