ciências morfofuncionais
- Ventilação pulmonar (respiração), que é o movimento do ar para dentro e para fora dos pulmões.
- Difusão pulmonar, que é a troca de O2 e Co2 entre os pulmões e o sangue.
- Transporte de O2 e de CO2 pelo sangue.
- Troca gasosa capilar, que é a troca de O2 e de Co2 entre o sangue capilar e os tecidos metabolicamente ativos. Os 2 primeiros processos são denominados respiração externa porque envolvem a mobilização de gases do exterior do corpo para os pulmões e, em seguida, para o sangue. Uma vez no sangue, os gases devem ir até os tecidos. Quando o sangue chega aos tecidos, ocorre o quarto passo da respiração. Essa troca gasosa entre o sangue e os tecidos é denominada respiração interna. Portanto, a respiração externa e a interna estão ligadas pelo sistema circulatório.
Ventilação Pulmonar A ventilação pulmonar, comumente denominada respiração, é o processo pelo qual mobilizamos o ar para dentro e para fora dos pulmões. O ar é tipicamente drenado para os pulmões através do nariz, apesar de também ser possível a utilização da boca quando a demanda de ar ultrapassa a quantidade que pode ser inspirada confortavelmente pelo nariz. A respiração através do nariz auxilia na umidificação e no aquecimento do ar durante a inspiração e na filtragem das partículas contidas no ar. A partir do nariz e da boca, o ar percorre a faringe, a laringe, a traquéia, os brônquios e os bronquíolos, atingindo finalmente as menores unidades respiratórias: os alvéolos. Os alvéolos são os locais onde ocorre a troca gasosa nos pulmões.
Inspiração
É um processo ativo no qual o diafragma e os músculos intercostais externos aumentam as dimensões e, conseqüentemente, o volume da caixa torácica. Isso faz diminuir a pressão intrapulmonar e drena o ar para o interior dos