Ciências morfofuncionais
Todo mundo aqui deve ter uma noção mais ou menos do que é sinapse! Deve ter visto quando estudou no vestibular. Sinapse é o ponto onde o neurônio se comunica, com outra estrutura, essa outra estrutura pode ser um outro neurônio ou outra estrutura excitável, por exemplo um músculo,por exemplo uma glândula. A glândula via de regra não é uma estrutura excitável, é uma estrutura que vai liberar um hormônio.
Então, a definição clássica é que sinapse é o ponto de encontro entre dois neurônios. Essa é a definição clássica, porém a gente não pode esquecer que existe sinapse entre neurônio e músculo, que não deixa de ser sinapse por conta disso. Quais são os tipos de sinapses entre os neurônios? Sinapse elétrica e sinapse química. A sinapse química vai ser também um tipo de sinapse entre o neurônio e o músculo.A sinapse elétrica é uma sinapse que vai funcionar pela difusão de cargas positivas ou negativas como a sinapse inibitória.A sinapse química é uma sinapse onde a informação vai passar de um neurônio para outro em decorrência de uma estrutura química que vai ser liberada entre os dois neurônios. No semestre passado, na prova confundiram a sinapse química com a sinapse elétrica. Eles trocaram as duas, escreveram bonitinho uma sinapse só que colocaram o nome da outra! Porque acharam que se passa um íon de um lugar para outro, passa uma estrutura química, passa uma molécula de sódio e entenderam isso como sendo uma coisa química e colocaram o nome de sinapse química, e não é. A sinapse elétrica é aquela em que um neurônio vai se comunicar com o outro através da passagem iônica enquanto que na sinapse química eu vou ter a comunicação entre os neurônios através de uma estrutura química que é jogada na fenda entre os dois neurônios.
Se a sinapse elétrica é uma sinapse onde passam estruturas de dentro de um neurônio para dentro de outro neurônio então deve existir uma continuidade entre os neurônios e essa continuidade entre os neurônios se dá através de