Ciências Morfofuncionais
Áreas do conhecimento / definição:
Anatomia geral - É a ciência que estuda a estrutura e a forma dos corpos ou seres organizados sem o auxílio de microscópio. Anatomia sistémica ou descritiva: corpo é estudado por sistemas. Anatomia regional ou topográfica: corpo é estudado por áreas
Fisiologia - É a ciência que estuda os processos e funções do organismo. É importante para compreender e prever as respostas do organismo aos diferentes estímulos É abordada a diferentes níveis, por ex.: a fisiologia celular (processos celulares)e a fisiologia sistémica (funções dos sistemas)
Histologia e embriologia - É a ciência que estuda os tecidos biológicos, a sua formação, estrutura e função. A embriologia é a ciência que estuda a formação dos órgãos e sistemas de um animal, a partir de uma célula, durante a fase embrionária.
É a área das Ciências Biológicas voltada para a pesquisa das doenças humanas, suas causas e os meios de tratá-las. O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e procura medicamentos e vacinas para combatê-las. Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças, e análises bromatológicas, para verificar contaminações em alimentos. Esse profissional trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde, fazendo pesquisas e testes. Atua em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos.
A fenolftaleína é muito usada para realizar um teste de identificação de sangue, e é comumente conhecido como teste de Kastle-Meyer. Uma amostra seca é coletada com um swab ou pedaço de papel filtro. Primeiro algumas gotas de álcool,