Os processos comunicativos policial militar
Neste sentido, a comunicação não-verbal se apresenta como um processo comunicativo de transmissão de mensagem da organização policial-militar dentro conceito de Segurança Pública. Às vezes, o cidadão consegue associar alguns mecanismos como: "o telefone, rádio amador, sistema de câmeras, viaturas, a polícia de entre diligência que nos guarnecem sem que saibamos, e a imprensa falada e escrita" (sic), ao sistema de Segurança Pública.
Um entrevistado, indignado com a situação em que se apresenta a Segurança Pública, considera que "dependendo do caso, é melhor nem falar sobre isso. Já que às vezes quem está certo termina saindo errado e nem sempre os infratores são punidos, por isso não há eficiência na comunicação" (sic). Na opinião de um dos entrevistados, o tipo comunicação na ação da PM "dependendo da ocasião, depende do policial; às vezes a comunicação é direta e precisa, já outros são arrogantes e agressivos". O que se conclui também como um processo comunicativo.
Para este trabalho, foram entrevistados Policiais Militares em diferentes atividades no Terceiro Batalhão da Polícia Militar em Juazeiro. Na entrevista, aberta, os PM responderam aos seguintes questionamentos: qual a comunicação mais presente na Polícia Militar? Qual o objetivo dessa comunicação? Que tipo de comunicação você trabalha na atividade policial-militar? Quais são os resultados da comunicação trabalhada na PM? Quais são as dificuldades de comunicação na PM? Em que influencia a comunicação na Polícia Militar? Que mensagem a comunicação da PM passa à comunidade?
Na opinião dos policiais militares, os processos comunicativos estão presentes em todas as atividades da Polícia Militar. O policial militar tem claro que "na polícia militar as comunicações mais comuns são verbal e escrita, porém a mais utilizada é a verbal. O famoso "bisú14" de