O possível e o necessário - Jean Piaget
ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES
Laboratório de Criatividade em Marketing
O possível e o necessário - Jean Piaget
Esta resenha é baseada nos capítulos de introdução e conclusão dos volumes 1 e 2 do livro “O Possível e o Necessário” de Jean Piaget. O texto, bastante complexo, trata do desenvolvimento do orgão cognitivo e foca nos fenômenos tratados por “possível” e “necessário”.
O possível não seria algo observável, mas o produto de uma construção do sujeito. Ele surge da atualização de uma ação ou ideia e pressupõe que antes de tudo elas tenham se tornado ‘possíveis’ na cabeça do individuo. Além disso, a observação mostra que o nascimento de um possível geralmente provoca outros. O autor também comenta que, as vezes, um erro corrigido pode ser mais fecundo para abrir novos possíveis do que a ideia do sucesso imediato.
Piaget também trata das limitações que o sujeito encontra logo no inicio de seu desenvolvimento, que é a indiferenciação inicial entre o real, o possível e o necessário, onde todo objeto ou matéria de esquema presentativo parecem não apenas como sendo o que são, mas ainda como devendo necessariamente ser, o que exclui a possibilidade de variações ou mudanças. Ele afirma também que essa não é uma particularidade apenas das crianças, também ocorrendo em outras fases da vida e bloqueando o processo de criação de possíveis.
Em uma palavra, o possível cognitivo é essencialmente invenção e criação. Refletindo sobre esse conceito dentro do contexto de marketing, muitas vezes os profissionais acreditam estarem “limitados” em determinada situação quando, na verdade, apenas estão “presos” ao real, como crianças, ao invés de ampliarem seus horizontes pensando em novos possíveis. Ou seja, a criação de possíveis nada mais é do que o uso de nossa criatividade para inovar nossa realidade.
Ainda dentro deste contexto, outra passagem interessante é a que afirma que erros podem levar a novos possíveis. Esse