O positivismo foi uma corrente de pensamento
As primeiras ideias que deram o intender o que seria o positivismo surgiram com uma subdivisão do iluminismo, que foi a partir das revoluções sociais que aconteceram na Europa no final da idade média. O idealizador desse pensamento positivista foi um francês chamado de Augusto Comte e de acordo os pensamentos de Comte sobre positivismo, as superstições, a religião e os ensinamentos teológicos devem ser abdicados pois não colaboram para o desenvolvimento do homem. Já a corrente historicista e contraria ao positivismo, no historicismo o historiador tem o contato direto com o seu objeto de estudo fazendo uma crítica documental ou seja a chamada hermenêutica, pois o historiador e seu objeto de estudo devem se relacionam entre si. O historicismo também fala que os fatos sendo eles sociais, políticos, culturais, são fatos históricos e devem ser entendidos dentro do seu processo histórico, existe também uma diferença entre os métodos a serem utilizados, ao mecanismo entre a história social e natural e o conhecimento não é um conhecimento neutro, pois o historiador faz parte da pesquisa e deve estar inserido em processo histórico, uma evolução histórica por assim dizer.
Os historicistas da escola histórica alemã criticavam a revolução francesa e não desprezavam as épocas anteriores como os iluministas qualquer época para o historiador alemão tinha sua importância e deveria ser examinado.
Um de seus principais idealizadores foi Leopold Von Ranke, ele exerceu um papel importante com seus apostes teóricos que possibilitaram o surgimento da história como ciência. A oposição entre o