O pensamento contempor nea come a com Kant
O criticismo :
O fundador do criticismo é Emanuel Kant, Representa a composição de uma doutrina racionalista e empirista moderna, Kant foi, portanto, o centro da filosofia moderna. A tendência filosófica que se afirma com Kant toma o nome de criticismo, porquanto tal tendência institui uma investigação preliminar a qualquer outra sobre a possibilidade da razão; constitui uma crítica radical da metafísica (racionalista).
O idealismo:
Dominado pelo conceito de criatividade e liberdade do espírito. Além de Kant, a outra fonte essencial do idealismo alemão é Espinosa, O primeiro e maior discípulo de Kant, que encaminhou decididamente o criticismo. Outros que se seguiram: Schelling, Schleiermacher, Na própria Alemanha, e partindo do próprio Kant, se determina uma forte crítica ao idealismo que chega ao apogeu com o pessimismo de Schopenhauer tem uma posição comum a Schopenhauer.
O espiritualismo:
Ao lado da corrente idealista – cujo foco principal foi a Alemanha –, e da corrente positivista , cujos centros principais foram a França e a Inglaterra, houve também uma forte corrente espiritualista, especialmente na França e na Itália, desde o princípio do século XIX. O positivismo, que negava toda realidade, e o criticismo e o idealismo que defendia a realidade do conhecimento, levaram o pensamento às contradições do ceticismo
O positivismo
O positivismo é