Sentido e significado de Direito
Para se entender o que é Direito, deve-se, primeiramente, analisar uma gama de significados que esta palavra possui, assim sendo, tal análise deve começar pela etimologia da palavra Direito, para depois se chegar aos conceitos estabelecidos pelas escolas do pensamento jurídico.
O direito tal como conhecemos hoje, tem como base conceitos originados na Grécia antiga e em Roma, e está vinculado a uma série de símbolos. Na Grécia antiga, a deusa da justiça, Diké, filha de Zeus e Themis, era representada em pé, com os olhos abertos, pois para os gregos a visão e a audição eram os sentidos mais importantes. A visão significava sapiência, o saber puro e a especulação, e a audição significava a prudência, os valores. A espada, segurada pela mão direita, representava o conhecer do direito e o poder de executá-lo, e a balança, segurada pela mão esquerda, representava o equilíbrio, a ideia de igualdade formal, que era a ideia de justiça na Grécia. Em Roma, o símbolo correspondia à deusa Iustitia, a qual era representada em pé, com a balança nas duas mãos e com uma venda nos olhos, e não possuía espada. Era valorizada a prudência, que significava o equilíbrio entre o abstrato e o concreto, representando imparcialidade.
A palavra Direito, no latim, possui duas formas linguísticas. Jus ou Juris, que significa aquilo que é justo, ou conforme a justiça. Directum ou Derectum, que significa o que é reto, que não se desvia.
A expressão direito é bastante vaga, ambígua e precisa, geralmente, estar inserida em um contexto. O Direito pode ser entendido como direito objetivo, direito subjetivo ou ainda como uma área do conhecimento. O direito objetivo corresponde ao direito posto, ordenamento jurídico posto por uma autoridade competente, um conjunto de normas que servem para regular as condutas humanas. O direito subjetivo corresponde às possibilidades ou aos poderes de agir, a norma projeta-se na