positivismo
De acordo com os estudos realizados acerca da concepção positivista, voltada a ciências sociais, se fez necessário resgatar os registros históricos, e consequentemente a classificação das ciências, suas ideias fundamentais, seu papel nas industrias, principais correntes, entre outros tópicos, que viabilizassem um bom entendimento sobre o tema apresentado, ou seja, o positivismo.
De acordo com os tópicos acima mencionados, foi possível desenvolver a pesquisa considerando não somente sua origem, bem como seu desenvolvimento e transformação histórica-social, no decorrer de décadas, aplicados de forma parcial, no exemplo de caso, apresentado na referida pesquisa.
2 POSITIVISMO
O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores Augusto Comte e John Stuart Mill. Esta escola filosófica ganhou força na Europa na segunda metade do século XIX e começo do XX, período em que chegou ao Brasil.
O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.
Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados as crenças, superstição ou qualquer outro que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos.
A primeira corrente da Sociologia foi o positivismo. Ela foi a primeira teoria a organizar alguns princípios do homem e da sociedade tentando explicá-los cientificamente. O principal representante e criador desse movimento foi o filósofo Auguste Comte.
O positivismo é visto como uma corrente conservadora, pois procurava justificar a nova sociedade que estava surgindo tendo como inspiração a sociedade feudal, com sua estabilidade e acentuada hierarquia social.
O