EDUCAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO
Sócrates dizia que a formação humana deveria ser através do despertar do dialogo, do levantamento de duvidas, da problematização.
Vivemos tempos que nos levam a uma tendência que se baseia no desenvolvimento do capitalismo financeiro, e que trás grande pressão sobre a massa. Essa tendência procura encara a sociedade como uma grande empresa, onde o individuo devem se tornar o mais produtivo possível, e os que não produzem devem se descartados.
Trata-se da chamada gestão gerencialista, que visa a rentabilização humana, ou seja, o individuo deve gerenciar sua vida de modo que fixe objetivos, avalie seu desempenho e torne seu tempo rentável.
A família exerce papel primordial nesse processo, pois é ela que deve formar indivíduos empregáveis ,para tanto ,pai e mãe devem depositar no filho seus respectivos capitais (cognitivos ,econômicos ,relacionais e culturais ) afim de investir de modo pesado na empresa familiar. Modelos tradicional de família em que o marido sai para trabalhar enquanto a esposa fica em casa responsável pela a educação dos filhos se torna obsoleto, tendo em vista os relacionamentos atuais são bem mais contratuais e igualitários, administrar a vida familiar, profissional e pessoal torna-se primordial , também ser capaz de se manter em bom nível cultura e com a saúde em dias são desafios a se vencer. Ate mesmo a relação sexual tem seu papel na ideologia gestacional, pois os filhos frutos de tal reação .tornam-se também um capital, frutificando por intermédio da educação, estudar deve ser encarado não como obrigação, mais sim com investimento futuro. O olhar atento para a carreira escolar do filho e o elemento fundamental, com verificação de notas, boletins dentre