Pre projeto
CURSO: PEDAGOGIA, LICENCIATURA
Crianças com dificuldades de aprendizagem
BRASILIA-DF
1/2014
DOCKRELL, Julie; MCSHANE, John. Crianças com dificuldades de aprendizagem. Artmed, 2007. Capitulo: Compreensão das dificuldades de aprendizagem: um enfoque cognitivo de referência.
Julie Dockrell, Professora de Psicologia e Necessidades Especiais, no Instituto de Educação de Londres, é Co-Diretora do Programa de Investigação melhor comunicação para o governo. John McShane é um jornalista, autor britânico, casado e com três filhos, é um apaixonado por cães.
Os autores apresentam um abrangente panorama das dificuldades de aprendizagem, unindo teoria e prática em uma linguagem bastante acessível. Julie Dockrell e John McShane argumentam que, para se avaliar os problemas da criança e montar um programa de intervenção bem-sucedido, é imprescindível a compreensão do sistema cognitivo.
Refletindo sobre o texto podemos perceber que muitas crianças apresentam dificuldades de aprendizagem, que podem ser específica, que ocorre quando a criança apresenta dificuldade na leitura ou geral que é quando apresenta um aprendizado mais lento do que o normal em uma serie de tarefas.
Segundo Pritchard (1963) as crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem eram classificadas em categorias que haviam sido introduzidas pelo Ato Educacional de 1944, que incluíam: cegos, deficientes visuais, surdos, deficientes auditivos, crianças com dificuldade, diabéticos, crianças com desenvolvimento educacional subnormal, epilépticos, desajustados, deficientes físicos e crianças com deficiência de fala.
O trabalho com as dificuldades de aprendizagem e suas repercussões no processo de aprendizagem, bem como o desenvolvimento de programas de intervenção e a utilização de técnicas, requerem a compreensão de seu conceito e uma equipe multidisciplinar, uma vez que, as consequências decorrentes das